Notícias

8 de agosto de 2014

Dom Petrini fala sobre os desafios da Pastoral Familiar em Congresso no Panamá


Na programação do I Congresso Latino-Americano de Agentes da Pastoral Familiar (I Colpafa), o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini, fará exposição sobre o tema: "Desafios da Pastoral Familiar para a vida plena e a comunhão missionária", que acontecerá na quarta-feira, dia 6.
O Brasil está representado por uma delegação de 19 participantes, entre eles os membros da coordenação nacional da Pastoral Familiar, bispos referenciais e assessoria nacional.
O I Congresso iniciou, hoje, 4 de agosto, na cidade do Panamá, prosseguindo até o dia 9. É promovido pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). A temática escolhida é "Família e desenvolvimento social para a vida completa e comunhão missionária" e estará em sintonia com o Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família, que se realizará em outubro, no Vaticano.
O Congresso tem como objetivo "promover a partir das ciências sociais, da teologia e da pastoral uma reflexão sobre a riqueza social da família". O evento faz parte de três etapas de um projeto pastoral iniciado em 2013 com um pré-congresso regional de agentes da Pastoral Familiar. Em 2015, o pós-congresso reunirá novamente os agentes em âmbito regional.

Comunhão missionária
Também fará uma exposição o presidente do Pontifício Conselho para a Família da Santa Sé, dom Vicenzo Paglia. Na quinta-feira, dia 7, o bispo abordará o tema "Horizontes da Pastoral Familiar para a vida pela e a comunhão missionária".
A programação ainda conta com painel de especialistas sobre o matrimônio e a família; exposições sobre a família e seu vínculo com a educação, com a comunicação e a vida em relação às políticas públicas; além da análise sobre a economia e a nova evangelização para desenvolvimento de linhas de ação para cada contexto apresentado.
Está prevista a participação de bispos do Celam, delegados da Pastoral Familiar e da Pastoral Juvenil de países como Argentina, Brasil, Colômbia, México, Venezuela, Costa Rica, Honduras e República Dominicana.
 
Copyright © 2017 RCCSERGIPE - Renovação Carismática Católica de Sergipe.