Notícias

8 de outubro de 2011

Ministério de Comunicação Social se reúne em São Paulo

Quinze estados estiveram presentes neste último fim de semana, em Alumínio-SP, para a reunião da Equipe Nacional  do Ministério de Comunicação Social da RCCBrasil. Os coordenadores do Ministério do Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe reuniram-se na casa de retiros Nossa Senhora das Graças, pertencente à Renovação Carismática Católica de São Paulo.

Com um cronograma cheio de reflexões, decisões e rumos a serem tomados no Ministério, entre momentos de oração e escuta profética, na capela do local, os participantes discutiram assuntos referentes a comunicação da RCC. Organizados em grupos de trabalho, estudaram e apresentaram propostas sobre material de formação para comunicadores, a criação da rede de comunicação, a comunicação no Grupo de Oração, a identidade visual do Movimento, o pastoreio entre comunicadores e a vivência do projeto Amigos de Deus. 

Os comunicadores foram convocados a viver a partilha e a unidade tendo como exemplo as primeiras comunidades cristãs. Diante disso, o direcionamento é de que cada um seja agente de comunhão.
A Coordenadora Nacional do Ministério de Comunicação Social, Lúcia Zolin, motivou a reflexão dos presentes desde o início do encontro em torno dos primeiros cristãos os quais viviam em unidade dispondo tudo de si em comum. “A cultura de Pentecostes é exatamente a cultura da unidade”, mencionou Lúcia.

A reunião também contou com a presença de Márcio Zolin, Coordenador Nacional do Ministério Jovem e Diretor Executivo do Escritório Nacional da RCC. Ele orientou os participantes sobre a organização do planejamento estratégico das ações do Ministério. Segundo Márcio, a base da execução do que é planejado, é o Grupo de Oração. A estrutura deve estar a serviço da unidade e em unidade. Deve-se procurar organizar o Ministério em todos os estados e instâncias. “Vocês precisam ver se o Ministério está trabalhando a visão do Movimento”, ressaltou.

Os comunicadores aproveitaram a tão esperada reunião presencial, não apenas para planejar a missão, mas também para vivê-la na prática, usufruindo da convivência fraterna. “Toda a programação é importante. A Coordenação passa, mas não devemos nos privar uns dos outros”. Foi o que refletiu, antes das atividades começarem, Ednei Alves, Coordenador Estadual do Ministério de Comunicação Social da RCC de São Paulo. O paulista destacou ainda que dentre as várias graças advindas do ato de acolher a reunião nacional dos comunicadores no seu estado, está o auxílio dos irmãos de caminhada no seu Grupo de Oração. “Quando eu assumo uma missão, todo o meu Grupo assume junto comigo!”, relatou Ednei, de forma emocionada.

E assim, fechando a reunião e o planejamento estratégico, os presentes já começaram a trocar idéias acerca da divulgação do Encontro Mundial de Jovens e do XXX Congresso Nacional da RCCBrasil, a serem realizados entre os dias 10 e 15 de julho em Foz do Iguaçu/PR. “Saiamos daqui com essa idéia e com esse compromisso missionário! Comprometidos com a obra do Reino, em apascentar as ovelhas que o Senhor colocou diante de nós”, afirmou Lúcia Zolin.
 
Copyright © 2017 RCCSERGIPE - Renovação Carismática Católica de Sergipe.