Notícias

2 de agosto de 2011

Congresso da Renovação Carismática reúne católicos em Socorro

    










Durante três dias, sergipanos de diversos municípios estiveram reunidos na cidade de Nossa Senhora do Socorro para participar do III Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica de Sergipe. Com o tema “Mas por 
causa da tua palavra lançarei as redes”, o evento reuniu cerca de 2500 pessoas, que durante os três dias passaram pelo ginásio do Sesi do conjunto Marcos Freire I para momentos de oração e louvor.



 

Para o coordenador estadual, foi positivo o fato de o congresso ocorrer em Socorro, pois a região contempla cerca de 20 grupos de oração. “E, por ser perto de Aracaju, facilitou a vinda do público para cá. Mas a gente reza para definir aonde Deus quer nos levar e, este ano, o Senhor colocou no coração do conselho que ele deveria vir para a cidade de Socorro”, indica.

Stéfisson Barbosa, integrante da organização do evento, também enfatiza a importância do congresso ocorrer no município. “O Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica de Sergipe é um privilégio para Nossa Senhora do Socorro, que pôde experimentar um pouco da renovação carismática. Durante esses três dias, tivemos momentos de oração, pregação, além da presença de Ironi Spuldaro, Marcos Volcan, que é o presidente do Conselho Nacional da RCC, e Rita de Cássia, que é secretária da RCC Nacional. Foi um momento muito importante para Nossa Senhora do Socorro. Graças a Deus, com o apoio da prefeitura, dos amigos e de toda a comunidade católica, pudemos fazer uma festa muito bonita, um encontro maravilhoso, onde muitas pessoas se encontraram com Deus e puderam experimentar o que realmente a Renovação Carismática Católica vive em sua dimensão”, opina.

Além da administração municipal, que abriu as portas para o congresso, que ocorreu pela primeira vez na cidade, outros parceiros contribuíram para o sucesso do evento. “A Paróquia São Marcos Evangelista, do Marcos Freire I, com padre Bernardino, deu todo o apoio durante o evento, as escolas municipais, como a José do Prado Franco, e a Escola Estadual Fontes Freitas, que serviram como alojamento de pessoas que vieram do interior para participar do congresso. Graças a Deus, a cada ano vem crescendo o nosso congresso e fazendo uma experiência maravilhosa na vida de muitas pessoas em Sergipe”, diz Stéfisson.


    
RCC

O coordenador Estadual de Comunicação do Congresso, Flávio Henrique, destaca que este ano o encontro foi estruturado pelo Conselho Nacional da RCC. “O presidente Marcos Volcan foi um dos organizadores, juntamente com o coordenador Nacional do Ministério da Pregação, Lázaro Praxades, e os missionários Ironi Spuldaro e Rita de Cássia. A grande intenção desse encontro é proporcionar para os participantes o batismo do Espírito Santo, que é a nossa identidade. A RCC é movida pelo Espírito Santo, por esse batismo”, declara.

Ele lembra ainda que este ano, o congresso contou com o auxílio da prefeitura, o que ajudou muito na realização. “A grande vitória que tivemos este ano foi o apoio da Prefeitura de Socorro, que nos proporcionou este espaço, palco, som e fez com que tivéssemos um ambiente agradável para receber os participantes. Não basta proporcionar boas pregações e orações, mas o mínimo de conforto para que todos possam participar do evento e assim beber da graça de Deus”, enfatiza. A prefeitura também disponibilizou uma equipe do Serviço de Atendimento de Urgência – SAU –, que esteve durante os três dias prestando apoio ao evento.

Para Carlos Alberto Virgínio dos Santos, coordenador do Grupo de Oração Adonai e participante do congresso, o evento superou as expectativas. “Está sendo maravilhoso. Nós aqui em Sergipe estávamos precisando de uma experiência como essa e, para nós, dos grupos de oração, que são a base da RCC hoje, está sendo muito gratificante. Para os socorrenses, é também positivo o fato de ter esse evento perto de casa. A região está sendo abençoada”, destaca.

Renovação

O arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, aponta a importância de se viver a missão da igreja no seu sentido real. “A igreja está em todo esse processo de renovar a consciência missionária das pessoas. Qualquer movimento, carisma da igreja, deve se abrir ao Espírito Santo para viver a missão, que é o testemunho de Jesus Cristo, formando a partir da palavra de Deus as pessoas. Formar para ser igreja, tendo em conta a igreja que Jesus fundou, que é onde está o Papa, estão os bispos em comunhão com o Papa”, diz.


Fonte: ANS - Agência de Notícias de Socorro
conteúdo na integra, acessado às 07:50 de 02/08/2011
Segundo o coordenador Estadual da Renovação Carismática Católica – RCC –, Luciano Marques, o congresso tem o objetivo de reunir grupos de oração do estado de Sergipe para rezar e escutar a Deus e formar uma unidade de como viver a espiritualidade carismática dentro da igreja católica. “Estamos reunindo 200 grupos de oração das diversas cidades, que buscam os rumos que o Senhor tem para cada um seguir em 2011. Este ano, foi de forma especial que o Conselho Nacional esteve aqui conosco na presença do nosso presidente nacional, Marcos Volcan”, aponta.

Ele explica que o evento foi iniciado na quinta-feira, dia 28, à noite, quando houve uma reunião para os líderes para o ano de 2011 até 2017, quando serão celebrados os 50 anos de Renovação Carismática no mundo. Para o público, o evento foi aberto na sexta-feira, 29, à noite, encerrando no domingo, 31. “A participação este ano superou a nossa expectativa, uma vez que foram registradas cerca de 500 pessoas a mais. O evento tem crescido a cada ano com a espiritualidade, o que favorece o crescimento dos grupos de oração de Sergipe”, diz Luciano.
 
Copyright © 2017 RCCSERGIPE - Renovação Carismática Católica de Sergipe.